noplace2De 26 a 30 de novembro, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano acolheu e dinamizou um Encontro de Projeto Transnacional na qual participaram 20 professores provenientes dos países envolvidos no projeto Erasmus+ "No Place For Hate": Portugal, Roménia, Croácia, Turquia, Polónia e Inglaterra.

Cumprindo um programa que esteve a cargo da equipa Erasmus+ do Agrupamento (Professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho), os professores participantes tiveram oportunidade de percorrer e conhecer Santarém numa visita orientada aos principais locais históricos da cidade.

Numa partilha de saberes pedagógicos, promoveu-se também o conhecimento da dinâmica do sistema educativo português organizando-se visitas a três estabelecimentos de ensino que fazem parte do Agrupamento: Escola Básica das Fontaínhas, Escola Básica do Mergulhão e Escola Básica de Vale de Santarém. Durante a manhã do dia 28,  os professores participantes tiveram oportunidade de observar aulas e interagir com os alunos do 4ºano envolvidos no projeto, de forma a responderem às suas questões, satisfazendo-lhes a curiosidade relativamente às respetivas culturas.

As sessões de trabalho continuaram na Escola sede do Agrupamento tendo como grande objetivo a organização da dinâmica do projeto que se desenvolve entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Assim, tendo por base uma extensa agenda de trabalhos, promoveu-se a interação dos participantes abordando-se questões relativas às tarefas a desenvolver, bem como às futuras mobilidades de alunos que acontecerão em 2018 e 2019. No âmbito destas, grupos de alunos portugueses terão oportunidade de viajar até as escolas estrangeiras parceiras, conhecerem outros alunos e, assim, de acordo com o espírito dos projetos Erasmus+, cooperar e partilhar conhecimentos e culturas, bem como desenvolver a capacidade comunicativa.

Conclui-se a agenda e as sessões de trabalho com uma breve cerimónia de entrega de certificados aos participantes pelos alunos que frequentam o Clube eTwinning /Erasmus na escola Básica Alexandre Herculano.

noplace1