Projetos e certificação Erasmus no Agrupamento Alexandre Herculano

Projeto de Acreditação Erasmus

Logotipo Erasmus

No âmbito do processo de candidatura à acreditação Erasmus, o Agrupamento Alexandre Herculano viu o seu projeto ser aprovado em finais de janeiro de 2023 tornando-se, assim, uma Escola Acreditada até 2027. Desta forma, irá anualmente propor ações que visam quer a formação e enriquecimento das práticas dos docentes como dos alunos.

Foi na sequência do primeiro plano de ação, que teve início a 1 de junho de 2023, que, no mês de julho, três grupos de professores completaram cursos de formação que visam alcançar os objetivos do Plano de Acreditação Erasmus: a promoção de novas competências digitais entre os docentes, a vertente STEAM e o melhoramento das técnicas de ensino CLIL e de trabalho de projeto.

Ação 1 – Toy Hacking promovido pela Buinho, em Carcavelos.

Os professores Helena Andrade e José Flausino participaram numa formação, cuja temática recaiu sobre “Toy Hacking”.

Dinamizada pelo presidente do projeto “Buinho”, Carlos Alcobia, esta formação tinha por objetivo dar uma nova vida a brinquedos danificados após uma intervenção que permitisse a sua reparação/transformação. Na abordagem ao “Toy Hacking”, numa primeira fase, foi realizada a avaliação do brinquedo no que respeita a problemas de funcionamento/potencialidades de transformação. Durante esta abordagem foram trabalhados conceitos de introdução à eletrónica que permitiram fazer testes e pequenas reparações. Numa segunda fase procedeu-se a uma intervenção ligeira, recorrendo a recursos tecnológicos simples, no entanto, modificando ligeiramente a função do brinquedo. Numa terceira fase de intervenção procedeu-se a uma alteração mais profunda recorrendo a micro-processadores e programação.

Ao longo do curso, inerente aos princípios do “Toy Hacking”, verificou-se, para além da formação técnica, uma preocupação com as questões ambientais e com a resposta a necessidades específicas de alguns alunos de forma a promover a sua inclusão.

Os professores envolvidos avaliaram como bastante positivo o balanço desta ação de tal forma que irão integrar as práticas aqui desenvolvidas nas suas atividades letivas.

Ação 2 – CLIL e PBL promovida pela Europass em Helsínquia, na Finlândia.

A Diretora do Agrupamento, Margarida da Franca, o Coordenador dos Cursos de Educação e Formação, Luís Miguel Barreto e o Coordenador de Disciplina Projeto, Nuno Figueiredo, rumaram a Helsínquia, Finlândia, país reconhecido pelo seu ótimo sistema de ensino público, com o intuito de receberem formação nas áreas de Metodologia de Projeto e Metodologia CLIL. Esta última metodogia consiste em lecionar o currículo nacional e a língua inglesa de forma integrada e simbiótica. De referir que este Agrupamento desenvolve, com grande sucesso, em todos os ciclos de ensino (desde o pré-escolar ao 3ociclo) o projeto PEBI (Projeto Ensino Bilingue em Inglês), com metodologia CLIL, desde há seis anos.

A Diretora Margarida da Franca refere que: “Não encontrando formação em Portugal nesta área, o Erasmus + possibilitou uma boa oportunidade de melhorar os conhecimentos e competências nesta didática e a partilha, sempre enriquecedora, de boas práticas com Professores de outros sistemas de ensino, formação essa que será replicada para mais Professores do Agrupamento, já no início do próximo ano letivo. ”

O Professor Nuno Figueiredo, considera que “A Metodologia de Projeto, permite centrar nos Alunos o processo de ensino-aprendizagem, levando-os a ser ativos, investigativos e criativos, deixando ao Professor um papel de orientador desse percurso.”

O Professor Luís Miguel Barreto, entende que “esta metodologia é muito adequada ao ensino profissionalizante, uma vez que aumenta a autonomia dos jovens, os envolve no seu desenvolvimento pessoal e no seu percurso académico, preparando-os para o exercício de uma cidadania responsável e essencial para o mundo profissional.”

Ação 3 – The Tech Toolbox promovida pela EUNEOS em Tessalónica, na Grécia.

A subdiretora do Agrupamento e Coordenadora dos Projetos Erasmus, Manuela Farinha, e outros dois professores, Marina Nogueira e Bruno Lopes, receberam formação na área das competências digitais. No decorrer deste curso, tiveram contacto com uma ampla variedade de plataformas e ferramentas de aprendizagem digitais que irão ajudar os professores a criarem recursos mais apelativos e motivadores. Com foco na Inteligência Artificial (AI), os participantes aprenderam como nivelar os últimos avanços na AI de forma a criar experiências de aprendizagem personalizadas e melhorar os resultados dos alunos. Diferentes ferramentas digitais foram trabalhadas, desde plataformas de aprendizagem, sistemas de comunicação, jogos e questionários para avaliação, criação de conteúdos através de livros, fotografias e filmes online, etc. Todas as ferramentas serão importantes numa futura transição da aprendizagem não digital para uma mais digital (como já aconteceu em tempos de pandemia).

Este curso de formação afigurou-se como uma boa oportunidade de melhorar os conhecimentos e competências dos Professores participantes nesta didática e a partilha, sempre enriquecedora, de boas práticas com docentes de outros sistemas de ensino, formação essa que será disseminada para mais Professores do Agrupamento no decorrer do ano letivo.