Alunos em mobilidade em Itália

Um grupo de 5 alunos e 2 docentes do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano esteve em mobilidade de aprendizagem em Chiavenna, Itália, de 23 a 26 de outubro.

A mobilidade integrada no projeto Erasmus+ READytoREAD juntou alunos de 3 países: Portugal, Itália e Bélgica, tendo como mote a leitura de obras de autores nativos de cada país participante.

Assim o grande objetivo deste projeto é promover os hábitos de leitura dos alunos e levá-los a ler e descobrir grandes obras literárias apenas pelo prazer de ler. Como tal, os alunos foram convidados, como preparação para as atividades a desenvolver nesta primeira mobilidade, a ler e abordar de forma criativa a obra “O Pinóquio” de Carlo Collodi.

No sentido de promover os objetivos do projeto motivaram-se os alunos para o trabalho colaborativo internacional, para o contacto com autores italianos bem como para o conhecimento do funcionamento de uma biblioteca em Itália. Destacaram-se várias técnicas de leitura, levando os alunos a refletir e entender a importância da leitura dramatizada.
A integração dos alunos nas atividades que preencheram os dias desta mobilidade foi muito bem conseguida e os resultados foram bastante positivos tendo resultado a gravação de vários podcasts.