Comitiva de alunos polacos na Escola Básica Alexandre Herculano

A Escola Básica Alexandre Herculano recebe, de 16 a 20 de outubro, um grupo de 10 alunos e três professoras que participam numa semana de atividades organizadas no âmbito do Projeto Erasmus + Limited But Open Minded.

O projeto, aprovado em julho de 2022, tem por base uma parceria entre a Escola Básica Alexandre Herculano e a SzKola Podstawowa nº30 de Lublin, na Polónia.

No âmbito deste projeto pretende-se refletir e trabalhar conceitos que possam, de algum modo, ter sido minimizados ou ultrapassados após os confinamentos na sequência da pandemia que assolou o Mundo em 2020.

Assim, com base na necessidade de se reatarem questões sociais, de saúde física e mental bem como de construção de uma identidade cultural partilhada equacionou-se um leque de atividades desenvolvidas por cada escola que abordam diversas situações: a saúde física e os hábitos de vida saudável, o reconhecimento da identidade cultural e nacional, a saúde mental como fator de desenvolvimento pessoal e social bem como o contacto com a Natureza.

A Escola de origem polaca, Coordenadora do Projeto, e a Escola Alexandre Herculano desenvolveram um Plano de Atividades que já contou com uma mobilidade de docentes em dezembro de 2022 com vista à partilha de experiências e aprendizagens na cidade de Santarém, bem como com uma deslocação de alunos portugueses, em março de 2023, à cidade de Lublin no sentido de dar continuidade ao plano de trabalho do projeto e participar em atividades de trabalho colaborativo.

Neste momento, a Escola Alexandre Herculano acolhe uma mobilidade de 10 alunos e três professoras estando a promover uma semana de atividades em que se destacam os workshops de pintura de azulejos e de criação de produtos naturais entre visitas e outros momentos de troca de experiências.

O projeto terminará em março de 2023 com um evento de disseminação na cidade de Lublin prevendo-se a divulgação das boas práticas alcançadas no âmbito do trabalho realizado pelas duas escolas.